3 de julho de 2010

Microfone - parte 2


Especificações técnicas

A seguir algumas especificações mais comuns do microfone que são bem parecidas com as de caixa acústica e fone de ouvido. Como depende muito da aplicação, é difícil afirmar o que é melhor. Também é difícil fazer comparação entre fabricantes por não seguirem muitas vezes o mesmo padrão de medição. O melhor é verificar primeiro a finalidade de uso sugerida pelo fabricante e depois fazer a comparação.

Resposta de frequência (Frequency Response): É a faixa de frequência em que ele consegue captar, dentro de uma determinada tolerância, normalmente medida on-axis (no eixo), ou seja, sons que incidem diretamente no diafragma (0° no gráfico do padrão polar). Lembrando que a faixa audível pelo nosso ouvido é de 20Hz a 20KHz (Hz = Hertz = ciclos por segundo).

Impedância (Impedance): É a carga resistiva que ele apresenta, na unidade de Ohm (Ω). Baixa impedância é menor de 600Ω, média entre 600Ω e 10.000Ω e alta acima de 10.000Ω. A vantagem da baixa impedância é poder ter cabo mais longo, sendo menos sensível ao ruído. A maioria dos microfones profissionais tem impedância menor do que 200Ω. Verifique as características técnicas (se precisa de casamento de impedância) do microfone e a impedância de entrada do equipamento que vai acoplar. Alguns microfones têm impedâncias selecionáveis como 545SD da  Shure, Classic Unidyne Instrument Microphone, dinâmico, unidirecional que vem acertado para impedância baixa, mas pode mudar para alta.

Sensibilidade (Sensitivity):  Mede a sua eficiência, ou seja, a capacidade em converter a pressão acústica recebida em voltagem elétrica (ganho). Apresentada em mV/Pa ou dBV/Pa, onde Pa (Pascal) equivale e SPL de 94dB a 1KHz. Quanto maior, mais eficiente. dB = decibel

Sound Pressure Level (SPL): Nível máximo de pressão sonora. É o nível de pressão sonora em que o microfone capta com a distorção harmônica total (THD - Total Harmonic Distortion) de 0.5% a 1KHz, mas alguns fabricantes apresentam com 1% de THD, ou até mais. Apresentada em dB.

Conectores

XLR da Cannon: Desenvolvido pela Cannon, hoje empresa da ITT Corporation. Muito utilizado em microfone profissional, normalmente de 3 pinos, com sinal balanceado (2 condutores interno com o mesmo sinal elétrico, porém com fase invertida uma da outra, para neutralizar qualquer ruído captado que estão em fase). Alguns microfones específicos têm mais pinos. Tem também o conector mini-XLR que é em torno de 40% menor do que o padrão.

Phone-plug: Pino com diâmetro de 1/4" ou 6.35mm, também conhecido como conector TRS (Tip, Ring e Sleeve), o mesmo usado na antiga central telefônica, onde a telefonista fazia conexão de linhas. Muito utilizado também no fone de ouvido. Para sinal não balanceado.

Mini-plug: Pino com diâmetro de 1/8" ou 3.5mm. Para sinal não balanceado.

Filtro de vento e suspensão

Filtro:

A utilização do microfone em ambiente externo onde tem vento, ou então na gravação de voz onde produz rajada de sopro tanto na respiração como na pronúncia de consoante plosiva ou oclusiva bilabial sonora como P e V, ou som sibilante, é necessário usar um filtro para não gerar ruído de vento. Alguns microfones já possuem filtros cobrindo o diafragma. Uma proteção excessiva ou dependendo do material utilizado no filtro, pode provocar atenuação nas frequências altas.

Pop Filter, são telas que ficam entre o microfone e o locutor/cantor, ou seja, mais utilizados em estúdios, na gravação de voz.

Windscreen (tela de vento) ou Windshield (blindagem de vento, denominação introduzida  pela Rycote) usado tanto em gravação interna como em externa. Pode ser para envolver somente a frente no caso do cardioide, ou então para envolvê-lo por inteiro.

Blimp ou Zeppelin (por ter formato de dirigível) ou ainda Windjammer (bloqueador de vento) são grandes, usados para envolver os microfones, na maioria das vezes sobre o windscreen, inclusive servindo como protetor, são mais usados nas gravações externas.

Na ilustração abaixo temos exemplos de filtros e suspensão e também um kit de filtro e suspensão da Rycote.


Suspensão:

Suspension ou Shock Mount tem como finalidade eliminar quaisquer tipos de vibrações ou choques para não gerar ruídos sonoros no microfone. Normalmente os microfones já possuem a primeira proteção interna do diafragma.

Tipos de microfones

USB Microphone: Com circuito ADC (Analog Digital Converter - Conversor analógico digital) integrado, onde o áudio é digitalizado e liberado pela interface USB, podendo assim conectar diretamente num PC ou outro equipamento. Em geral a amostragem é de 44.1KHz/16bit (igual ao CD) como o AT2020 USB da Audio-Technica, mas tem alguns de alta definição como o USB.009 da Marshall MXL que tem opções de amostragens que vai até 96KHz/24bit.

Wireless microphone: Microfone sem fio, eliminando o cabo, transmitido normalmente em frequência modulada (FM). Mais usual em microfone vocal de mão (handheld), de lapela (lapel) ou de cabeça (head worn), onde a mobilidade do cantor ou apresentador é importante. Nos microfones maiores de mão, o transmissor é integrado no próprio corpo, enquanto os menores como de lapela e de cabeça (auricular), são acoplados num transmissor, preso normalmente na cintura. Obviamente existe um receptor que precisa estar próximo, preferencialmente em linha reta e sem obstáculo para não sofrer  nenhuma interferência. Na ilustração temos microfones sem fio da Sennheiser SKM5200 de mão e EW 122 PG3 de lapela.

Surround microphone: Microfone para som envolvente, onde num só corpo faz gravação em multicanal. Na ilustração abaixo temos alguns exemplos de microfones surround. Canon SM-V1 de 5.1 canais para camcorder, que custa US$ 250.00. DPA 5100 para 5.1 canais, de multiuso, inclusive para filmadora, que custa US$ 3,700.00. Holophone H2-PRO, profissional com opção para 5.1, 6.1 ou 7.1 canais, preço em torno de US$ 6,000.00. SoundField DSF-2, profissional para uso em estádio ou sala de concerto para transmissão, usado pela TV Globo na unidade externa de transmissão de alta definição, opção de mono até 5.1 canais, preço US$ 12,250.00. Sanken WMS-5 de 5.0 canais, preço sugerido de ¥312.900 (US$3,400.00).


Tube microphone: Vacuum Tube Microphone (microfone a válvula ou valvulado), é um microfone de condensador com pré-amplificação de sinal a válvula. É um microfone que dá um certo "calor" aquecendo o vocal do cantor. Podemos lembrar das músicas do Frank Sinatra, Louis Armstrong, Ella Fitzgerald, Nat King Cole, Beatles e outros grandes cantores que utilizaram muito. Os originais em funcionamento são relíquias caríssimas, mas existem produções atuais, e alguns são recriações dos lendários microfones onde os preços vão desde aceitáveis a proibitivos como da Telefunken Ela M251 (a imagem interna é de Ela M251E), que tem multipadrão polar (cardioide, omni e figura 8), impedância dual, que custa em torno de US$ 15,000.00 e da AKG C12VR que custa em torno de US$ 5,500.00.


Outros: Existem diversos outros tipos de microfones mais específicos como Lavalier ou Lapel que são pequenos para utilização em lapela. Head microphone ou Head worn (microfone de cabeça ou auricular) para utilização na cabeça liberando a mão do cantor ou apresentador, praticamente todos são sem fios (wireless), alguns na cor da pele para ficarem menos visíveis. Gooseneck (pescoço de ganso) colocado na mesa com haste bem fino dando uma boa visão da pessoa que está falando. Video microphone ou Camera microphone para acoplar em câmera digital ou filmadora de vídeo (camcorder), normalmente estéreo. Stereo microphone (microfone estéreo) para gravação em estéreo num só corpo, etc.


Na ilustração acima temos o microfone de lapela da Electro-Voice RE90L, microfone de cabeça da Sennheiser HSP4, pescoço de ganso da Shure MV418D-S, microfone para câmera shotgun curto da Rode modelo VideoMic e microfone portátil estéreo da Sanken CMS-7S profissional, para filmagem, transmissão e outras gravações de alta qualidade, que tem preço sugestão de ¥341.250 (US$ 3,700.00).

Microfone de faixa ampla

O normal de uma resposta de frequência de um bom microfone é de 20Hz a 20KHz que é a faixa de som percebida pela nossa audição, mas o som acústico e sobretons (harmônicas) de instrumentos musicais chegam a estender além de 100KHz e estes sons inaudíveis por nós, influenciam muito na qualidade final do som que percebemos, ou seja, no seu timbre. Um som natural é composto de frequência fundamental e harmônicas, por isso, mesmo que a frequência fundamental seja a mesma, o que diferencia um som do outro, são as composições das harmônicas. Hoje vem aumentando cada vez mais a preocupação em reproduzir estes sons acima da faixa de audição, para obter sons de altíssima definição nos equipamentos high-end. Para isso são necessários microfones de faixa ampla (wide-range microphone) para fazer gravação.

Na ilustração temos alguns microfones de condensador omnidirecional de faixa ampla, para utilização em estúdio profissional, na gravação de áudio de altíssima definição, Earthworks QTC50 com resposta de frequência de 3Hz a 50KHz, que custa US$ 1,795.00, Sennheiser MKH8020 de 10Hz a 60KHz, com preço em torno de US$ 2,000.00 e Sanken CO-100K, super wide-range de 20Hz a 100KHz, desenvolvido em conjunto com o laboratório de pesquisa da NHK (Nippon Hoso Kyokai - TV estatal japonesa), para gravação em DSD (Direct Stream Digital) do SACD que atinge até 100KHz, tem preço sugerido de ¥294.000 (US$ 3,200.00). Veja sobre SACD em Som: Analógico x Digital.

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Veja também:
Disco de vinil
Áudio puro
Cabos para áudio e vídeo
Gravador de áudio portátil
Áudio de alta definição do BD
AV Receiver

Um comentário:

  1. Um artigo muito bom sobre microfones, e que me deu bastante jeito para o trabalho que estou a fazer sobre este assunto, muito completo abrangendo um leque muito grande de informação.

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