22 de fevereiro de 2010

Câmera Fotográfica

Uma máquina fotográfica, câmara ou câmera fotográfica, tem como objetivo, registrar num filme fotográfico, que tem camada de emulsão sensível à luz, uma imagem focalizada através de lentes. É necessário definir o tempo de exposição ou velocidade (tempo em que o obturador fica aberto, permitindo a passagem da luz) e a quantidade de luz que deverá passar, através de abertura regulável do diafragma (aperture), levando em consideração a sensibilidade do filme, onde o mais comum era de ISO 100, depois surgiram os mais sensíveis como de 200, 400, 800 e 1600. Os filmes mais antigos podem aparecer na escala ASA (American Standards Association) que é igual a do ISO (International Organization for Standardization) e também na escala DIN (Deutsches Institut für Normung).


Este filme precisa ser revelado através de banho químico, numa sala escura (dark room) e depois, cada imagem é ampliada e copiada num papel fotográfico (filme negativo), ou projetada numa tela através de um projetor de slides (filme positivo). Apesar de utilizar o mesmo filme de cinema de 35mm sem a trilha sonora, no cinema a imagem é registrada na perpendicular (exceto VistaVision), e a foto na longitudinal, onde cada imagem tem o tamanho de 36mm x 24mm.

O visor (viewfinder) de uma câmera mais simples é totalmente independente da lente principal e por isso não representa com fidelidade, a imagem a ser registrada, mas numa câmera mais complexa ou profissional, a imagem da lente principal é levada ao visor através de espelho e pentaprisma, por isso representa exatamente a imagem que irá ser registrada. O espelho é levantado ao acionar o botão do obturador (pode sentir o barulho característico de levantar e abaixar do espelho, e que em algumas câmeras, é o próprio obturador), permitindo a passagem da luz para o filme, por isso é chamada de Single-Lens Reflex Camera (SLR - reflexiva de única lente). A lente é o componente mais importante, e a sua qualidade é que determina a qualidade da imagem, e portanto a da câmera.

Câmera Digital

Com a digitalização da imagem, surgiu a câmera digital e o filme foi substituído por um Sensor de Imagem (Image Sensor) de CCD ou CMOS. A dimensão do sensor é muito importante, pois quanto maior, é mais sensível à luminosidade e consequentemente, gera imagem com menor ruído. Algumas câmeras profissionais, como Nikon D3x, utilizam sensores Full Frame que tem o mesmo tamanho de uma imagem do filme de 35mm (36mm x 24mm). Veja mais detalhes sobre sensor de imagem, em Filmadora de alta definição.

Esta máquina é chamada de Digital Still Camera (câmera de imagem estática digital), apesar de poder gravar também, vídeo de alta definição.  Hoje a evolução é tanta que, praticamente pode tirar a foto sozinha, detectando sorriso nos rostos, focaliza, faz regulagens ópticas, mantém a imagem estável, corrige o olho avermelhado de flash, etc. A grande vantagem é de poder tirar fotos à vontade, sem a preocupação de limite que havia em filmes, e ainda pode deletar a que não agradar. O botão do obturador possui dois estágios, o primeiro com leve toque (acionamento intermediário), a câmera faz o ajuste necessário e dá um aviso sonoro dizendo que está pronta, então aperta-se até o fim, que irá capturar e processar a imagem. Hoje a câmera digital é um item obrigatório em aparelhos celulares.

Com a imagem digitalizada, agora temos visor eletrônico (EVF - Electronic ViewFinder) e óptico (OVF - Optical ViewFinder). No caso do eletrônco, normalmente é utilizada a imagem do próprio sensor de imagem, na tela da câmera. A exposição contínua da luz no sensor, gera aquecimento e também desgaste da bateria. É conhecido como Live Preview.

Na classificação de fabricantes, temos os tradicionais de lentes próprias como Nikon, Pentax, Canon, Olympus, Ricoh, FujiFilm (Fujinon), etc. e de eletroeletrônicos que utilizam lentes de outros fabricantes como Panasonic, Sony, Sanyo, Casio, etc., onde algumas câmeras chegam a ser produzidas em OEM.

Classificação

Compact Digital Camera: É a mais popular. Compacta e leve, de lente fixa e tem zoom óptico baixo para médio (normal de 3x e algumas chegam a 10x ou mais), sensores pequenos e gravam as imagens no formato JPEG (Joint Photography Experts Group), uma compressão que há perda. Pode ter estabilizador de imagem, normalmente eletrônico (EIS). A operação é quase tudo automática, por isso é conhecida como point-and-shoot camera, pouquíssimo recurso manual. Veja mais sobre estabilizador de imagem, em Filmadora de alta definição. Na ilustração, uma câmera compacta da Pentax Optio H90 de 12.1 Mpixels, zoom óptico de 5x, EIS, sensor CCD de 1/2.3 (5.7mm x 4.3mm) e pode gravar vídeo HD de 1920x1080/30fps.

Bridge Camera: Parecem muito com as profissionais no formato. Quase todas são do sistema SLR, mas com lente fixa e a maioria tem zoom óptico bem alto, por isso é conhecido também como superzoom camera. Em algumas podem acoplar lentes conversores macro ou tele. Sensores são pequenos. Quase todas tem estabilizador de imagem, por causa do zoom alto, e que na maioria são ópticos (OIS). Além da operação automática, possui vários recursos manuais. Na ilustração, uma câmera da FUJIFILM FinePix S2500HD de 12.2 Mpixels, com zoom óptico de 18x, OIS, sensor CCD de 1/2.3 (5.7mm x 4.3mm), grava vídeo de 1280x720/30fps.

Digital Single-Lens Reflex Camera (DSLR): São câmeras profissionais e semiprofissionais, de sistema SLR, com lentes intercambiáveis, por causa disso podem acoplar quaisquer tipos de lentes macro, zoom e tele. As lentes são vendidas à parte, pois você só compra o corpo neste tipo de câmera. Algumas lojas vendem um kit montado com uma lente mais usual. Os sensores são maiores, e por isso conseguem registrar uma ótima imagem com baixa luminosidade.

Normalmente registram as imagens tanto em JPEG, TIFF (Tagged Image File Format) ou em formato RAW (raw image format) sem compressão. Cada fabricante tem o seu formato RAW, que contém todas as informações da imagem sem compressão, mas não pode ser impresso e nem editado (somente com editor específico de cada fabricante) e por isso é chamado como negativo digital, pois neste formato é possível fazer muitas correções e depois transformá-lo em JPEG. As mais modernas já possuem o RAW+JPEG, onde poderá manter a imagem no formato RAW, se sentir a necessidade de fazer correções (Veja mais detalhes em Imagem RAW).  Apesar de ter recurso automático, possui toda a operação manual, que é preferida dos profissionais. A maioria possui estabilizador de imagem interno bem sofisticado (OIS). As mais modernas, possuem processador de imagem mais potente, e com a tecnologia Live View adicionaram a capacidade de gravar vídeo, mas o objetivo de uma câmera profissional não é fazer vídeo.


Na ilustração acima, uma câmera DSLR da Nikon D3x de 24.5 Mpixels, com sensor de imagem CMOS Full Frame de 35mm (35.9mm x 24mm) de 25.72 Mpixels, possui 2 slots para memórias CompactFlash. Já o modelo mais recente da Nikon D3s de 12.1 Mpixels, sensor CMOS de 36mm x 23.9mm, pode gravar vídeo de 1280x720/24fps, e a da Canon EOS-1D Mark IV de 16.1 Mpixels, com sensor CMOS APS-H (Advanced Photo System tipo H) de 27.9mm x 18.6mm, grava vídeo de 1920x1080/30fps.

Conheça a Câmera digital de lente intercambiável sem espelho.

Armazenamento
Algumas câmeras possuem memória interna de pequena capacidade, mas normalmente são armazenadas em cartões de memória, e as mais comuns são SD (Secure Digital), SDHC (SD High Capacity), SDXC (SD Xtra Capacity) e CF (CompactFlash). Veja mais detalhes em Cartão de memória flash.

Relação de aspecto
A relação de aspecto da imagem, no filme de 35mm é de 3:2, mas nas câmeras digitais temos, 3:2, 4:3 e 16:9.

Qualidade da imagem
A qualidade da imagem normalmente é medida em quantidade de Megapixels dos sensores, onde quanto maior é melhor, mas não é tudo. Além do tamanho do sensor, como já foi mencionado, a qualidade da lente é fundamental na qualidade da imagem. Numa avaliação da HP (Hewlett Packard), estima-se que a resolução de uma foto no filme de 35mm pode ser comparada a uma imagem digital de 20 Mpixels.

Impressão
Existem muitas alternativas para imprimir uma foto digital, pode ser através de PC, impressoras que imprimem sem a necessidade de PC (com PictBridge), ou então nas máquinas automáticas de impressão de fotos encontradas em lojas de eletroeletrônicos e shopping centers, nas lojas especializadas que recebem arquivos em cartão de memória, mídias ópticas como CD/DVD e também pela internet.  A qualidade da impressão e a sua durabilidade depende muito da impressora, tinta e do papel utilizado. As de empresas especializadas são as melhores. A capacidade de ampliação depende da resolução da imagem.
Hoje muitas pessoas não imprimem mais, deixando em arquivos num PC ou em sites da internet, distribuindo para amigos e familiares pelo e-mail, no iPod, Photoframe (porta-retratos digital), etc.

Câmera digital 3D
Pegando a onda de imagens 3D, a FUJIFILM lançou uma câmera digital 3D, FinePix Real 3D W1, de 10 Mpixels por imagem, zoom óptico de 3x, com 2 sensores CCD de 1/2.3, e pode gravar vídeo de 640x480/30fps. A visualização da foto pode ser feita na própria tela de 2.8 polegadas, que utiliza a tecnologia autoestereoscópica Parallax Barrier, ou numa tela maior de 8 polegadas, da mesma tecnologia, no 3D Viewer (Photoframe), FinePix Real 3D V1, que tem a resolução de 800x600, onde cada imagem tem a resolução de 400x600. Se desejar, pode solicitar impressão na FujiFilm 3D Printer, numa folha lenticular em alta definição (imagem 3D em folha lenticular é a mesma tecnologia usada em cartões 3D de Natal e de Postais). Veja mais detalhes das terminologias usadas, em Imagens 3D estereoscópicas.

Atualizações

19/ago/2010: A Nikon anuncia o novo modelo da câmera digital com projetor de imagem integrado, COOLPIX S1100pj. Com relação ao modelo anterior (COOLPIX S1000pj), aumentou a luminosidade para 14 lumens e a capacidade de apresentar a tela de até 47" numa distância de 2,40m, é possível a exibição simultânea também no display da câmera. A câmera é de 14.1 Mpixels com zoom óptico de 5x e pode filmar na resolução de 1.280x720 em cartão de memória SDXC/SDHC/SD. O início da comercialização no Japão está prevista para 16 de setembro a preço em torno de ¥43.000 (US$ 470.00). Nos EUA o preço sugerido é de US$ 349.95. Mais detalhes da câmera no site da Nikon Global.

24/ago/2010: A Canon anuncia o desenvolvimento de sensor de imagem de maior resolução do mundo. O sensor CMOS do tamanho APS-H de 29.2mm x 20.2mm, tem a resolução de 120Mpixels (13.280 x 9.184), e a sua leitura é realizada em até 9.5 quadros por segundo. Também é possível fazer vídeo Full HD. Press Release da Canon japonesa.

26/ago/2010: A Canon anuncia a nova câmera digital SLR, EOS 60D, a primeira da série EOS com display Vari-angle (ângulos variáveis). Tem sensor de imagem CMOS APS-C (22.3mm x 14.9mm) de 18 Mpixels. Formatos JPEG, RAW (14bit) e RAW+JPEG, onde é possível fazer edição de imagens RAW na própria câmera. ISO 100 a 6.400 (expansível a 12.800). Cartão de memória SDXC/SDHC/SD e Eye-Fi. Display Vari-angle Clear View de LCD TFT de 3.0", formato 3x2 e resolução de 1.04Mdot. Grava vídeo Full HD (1.920x1.080 30/25/24p). Tem conector HDMI e por isso pode ser conectado diretamente num HDTV e ver a imagem. O início da comercialização está prevista para meado de setembro e o preço estimado do corpo é de ¥130.000 (US$ 1,400.00) no Japão e US$ 1,099.00 nos EUA. Detalhes no site da Canon.

31/08/2010: A Canon anuncia o desenvolvimento de maior sensor de imagem CMOS do mundo, feito de um wafer de 12 polegadas (30cm). Devido ao tamanho do sensor, que consegue captar maior luminosidade, é possível registrar imagens com 1/100 de luz necessária de um sensor de 35mm usado em câmeras digitais SLR profissional da Canon (comparação do tamanho na ilustração). Com este sensor é possível fazer vídeo de 60fps com uma iluminação de 0.3lux (metade da luz de uma noite enluarada), por isso deverá ser utilizado para gravação de imagens de comportamento noturno dos animais, imagens das estrelas, etc. Veja detalhes no Press Release da Canon.

21/set/2010: A Fujifilm anuncia o desenvolvimento de uma câmera digital compacta profissional, FinePix X100, com visor híbrido (hybrid viewfinder). O visor combina o benefício de visor óptico convencional bright-frame, encontrado em câmeras high-end 35mm apresentando a imagem real e a apresentação de informações de visor eletrônico como abertura, velocidade, white balance, etc. numa tela LCD de 1.44Mdot.  A câmera destina aos profissionais como uma alternativa de câmera compacta, por isso é dotado de sensor CMOS do tamanho APS-C de 12.3Mpixel e lente F2 23mm da Fujinon. A comercialização está prevista para início de 2011. Mais detalhes no site da Fujifilm.

20/jan/2011: A JTT (Japan Trust Technology) inicia a comercialização através de seu site, uma Toy Movie Camera, tamanho micro, com design SLR, CHOBi CAM ONE. Tira fotos JPEG de 1600x1200 pixels e vídeo de 640x480/30fps no formato AVI (Xvid) com áudio mono. Aceita cartão de memória microSD ou microSDHC de até 32GB. Tem porta USB 2.0. A sua dimensão é de 2,5x2,5x2,6cm e pesa 12g. Preço ¥9.800 (US$ 105.00). Estão disponíveis, as lentes de conversão tele (2.0) e wide (0.5) que são acopladas através de magneto, e que custam ¥2.480 (US$ 26.00) e também o fish-eye a ¥4.980 (US$ 53.00). Estas lentes podem ser utilizadas em celulares com câmera. Veja detalhes e outras mini câmeras no site em japonês da JTT.

24/jan/2011: A Phase One, fabricante dinamarquês de câmera digital high-end, anuncia o Back digital com 80Mpixel de resolução, modelo IQ180. Ele consiste de sensor de imagem, display e partes eletrônicos que estão dentro de um módulo removível que pode ser acoplado a corpo de uma câmera de formato médio (medium-format), como 645DF. O sensor é CCD de 53.7mm x 40.4mm. Tem buffer de imagem de 1GB de RAM de alta velocidade. 16 bit por pixel. Na resolução plena vai de ISO 50 a ISO 800 e na resolução de 20Mpixel (Sensor Plus) chega a ISO 3200. O display é de LCD de 3.2" na resolução de 1.15Mpixel. Tem interface USB 3.0 que é de alta velocidade. A sua comercialização está prevista para final de abril a preço em torno de US$ 43,990.00. Mais detalhes do produto no site da Phase One.

03/fev/2011: A JVC do Japão anuncia uma câmera híbrida de alta definição (HD Hybrid Camera), modelo GC-PX1. Tem sensor de imagem B.S.I CMOS de 1/23" 10.62Mpixels, Zoom óptico de 10x, memória interna de 32GB e cartão de memória SDXC/SDHC/SD, processador de imagem Falconbrid. Como filmadora, grava vídeo na resolução de 1920x1080/60p em até 36Mbps. Na resolução de 640x360/60p, consegue gravar high-speed video de 300fps, sem áudio, em até 144 minutos. Como câmera digital na resolução de 10Mpixels, consegue fazer uma sequência de fotos a 30fps, e na resolução de 5.7Mpixels (3200x1800), uma sequência de fotos a 60fps de até 144 imagens. ISO 100 a ISO 6400. Codec de vídeo é MPEG-4 AVC/H.264 e áudio AAC estéreo de 48KHz/16bit 128 Kbps e sistema MPEG-2 TS. Fotos em JPEG.  O peso só do corpo é de 430g. O início da comercialização deverá ser no final deste mês, custando em torno de ¥100.000 (US$ 1,180.00). Detalhes no site em japonês da JVC.

09/fev/2011: A Nikon está apresentando no evento CP+ (Camera&Photo Imaging Show) que começou hoje em Yokohama Pacific no Japão, 8 novos modelos de câmeras digitais da série COOLPIX. O destaque está no flagship P500 que tem super zoom óptico de 36x. P500 tem sensor CMOS de 1/2.3", resolução de 12.1 Mpixels, Zoom de 22.5 - 810 mm (F 3.4 - 5.7), ISO 160 - 3200, memória interna de 102Mb e cartões de memória flash SDXC/SDHC/SD, grava vídeo de 1920x1080/30fps (H.264/MPEG-4 AVC arquivo MOV) em áudio estéreo, tem opção de formato iFrame (960x540/30fps), peso 494g. Início da comercialização está prevista para março a preço em torno de ¥50.000 no Japão e US$ 400.00 nos EUA. Mais detalhes do produto no site da Nikon.




04/nov/2011: A Canon anunciou que está desenvolvendo câmera DSLR, da série EOS, que possibilita gravação de vídeo de imagem 4K (24p Motion JPEG). Usando sensor CMOS de 35mm Full Size, é o DSLR de novo conceito, EOS Movie de nova geração, com imagens de altíssima definição, conforme a Canon. Prevista para colocar no mercado em 2012, mas o preço e as suas características ainda não são definidas. Veja mais detalhes no site japonês da Canon.

06/jan/2012: Nikon anuncia a sua nova câmera DSLR, D4, que vem com slot de cartão de memória duplo para armazenamento, sendo um para cartão de memória XQD (veja em atualizações da página cartão de memória flash) e outro para CompactFlash UDMA7. A montagem da lente é FX, sensor de imagem CMOS de 36.0mm x 23.9mm, a resolução é de 16.2Mpixels e faz gravação de vídeo Full HD. ISO de 100 a 12.800, expansível ao equivalente de ISO 50 e ISO 204800. A sua comercialização está prevista para o início em 16 de fevereiro a preço estimado de ¥650.000 (US$ 6,000.00 nos EUA). Mais detalhes, veja no site da Nikon.

07/set/2015: A Canon desenvolve sensor de imagem CMOS, no tamanho APS-H (29,2 x 20,2 mm) com aproximadamente 250 Mpixels. Para este tamanho de sensor, é o mais alto em número de pixels do mundo. É aproximadamente uma imagem de 125 vezes um Full HD (1920 x 1080 pixels) ou 30 vezes a de 4K (3840 x 2160 pixels). Mais detalhes veja no press release da Canon.






Para entender melhor as características acima mencionadas, veja também:
Pixel e imagem digital
Filmadora
Filmadora de vídeo
Filmadora de alta definição
Formatos de vídeo HD
Formato de tela e relação de aspecto
Imagem de alta definição
Filmei, e agora?
Filmadora Full HD compacta
Porta-retratos digital

10 de fevereiro de 2010

Novidades 3D - parte 1

Esta página está sendo aberta para acompanhar as novidades em 3D que vem sendo lançadas no mundo, depois das apresentações no CES 2010.

10/fev/2010: Ontem foi anunciado pela Panasonic, o início da comercialização de seus primeiros HDTV 3D (veja em HDTV 3D) e do Blu-ray 3D Player e Recorder (veja em Blu-ray Disc) a partir de 23 de abril, no Japão. A tecnologia do televisor é de Frame Sequential com óculos 3D ativo (3D Active Glasses). No momento, para conteúdos 3D no Japão existe somente o canal gratuito BS11, mas a operadora de TV a cabo J:COM (Jupiter Communications), anunciou que colocará conteúdos 3D,  no seu VOD (Video On Demand), disponíveis a partir de abril, junto com o início de venda dos televisores. Como a transmissão será Side by Side, não haverá necessidade em trocar o STB. A J:COM oferece internet banda larga na velocidade de 160 Mbps. A SkyPercfect HD promete começar a transmissão 3D a partir deste verão (do Japão). Por enquanto não houve nenhum anúncio de Blu-ray 3D, mas com a comercialização de Blu-ray 3D Player, pode ser que alguém anuncie lançamento até 23 de abril para ser o primeiro. A grande surpresa está sendo o custo mais baixo do que o esperado por muitos nos óculos.

19/fev/2010: A Sony Electronics americana, anunciou o lançamento do seu primeiro AV Receiver compatível com imagens 3D. O modelo STR-DN1010 com HDMI 1.4 de tecnologia 3D pass-through, tem 7.1 canais e potência de 110W (8Ω) por canal. Será comercializado a partir de junho e custará US$ 500.00.

26/fev/2010: A Samsung anunciou o início da comercialização de primeiros LCD Full HD 3DTV do mundo, no mercado interno. São modelos de 46 e 55 polegadas das séries 7000 e 8000 com backlight de LED. Preços: série 7000, 46 pol= 4.200.000 won (US$ 3,600.00) e 55 pol= 5.800.000 won (US$ 5,000.00); série 8000, 46 pol= 4.500.000 won (US$ 3,880.00) e 55 pol= 6.100.000 won (US$ 5,260.00). Logo depois pretendem ampliar no mercado norte-americano e europeu, objetivando a venda de 2 milhões de unidades neste ano. Vem com conversor de imagens 2D para 3D em tempo real. As espessuras são de 23.9mm na série 8000 e de 26.5mm na série 7000, e no segundo semestre pretendem lançar a série 9000 com menos de 10mm de espessura. Em óculos 3D ativo, diz que conseguiu fazer uma redução significativa no peso.

04/mar/2010: Foram divulgadas as características do HDMI versão 1.4a, relacionadas às imagens 3D. Confira no HDMI.

10/mar/2010: A Sony anunciou o lançamento de seus primeiros HDTV 3D (série LX900) que tem transmissor integrado e vem acompanhado de 2 óculos 3D ativo, e HDTV 3D Ready (séries HX900 e HX800), de LCD com backlight de LED. Alguns serão comercializados a partir de 10 de junho e outros a partir de 16 de julho, no mercado interno japonês. A expectativa de preços  para a série LX900: 60" ¥580.000 (US$ 6,400.00), 52" ¥430.000 (US$ 4,700.00), 46" ¥350.000 (US$ 3,800.00) e 40" ¥290.000 (US$ 3,200.00). Óculos 3D ativo avulso ¥12.000 (US$ 130.00) e transmissor de sincronismo 3D externo ¥5.000 (US$ 55.00).

17/mar/2010: A XpanD anunciou o lançamento do primeiro óculos 3D ativo (Active 3D Glasses) universal, modelo X103. A grande vantagem é poder utilizar o seu próprio óculos em diversos TV3D de vários fabricantes e inclusive nos cinemas que utilizam a tecnologia XpanD 3D. Além de 12 cores diferentes para escolher, terá tamanho para adultos e crianças. O início da comercialização está previsto para junho. Apesar de não ter divulgado o preço, a expectativa gira em torno de 125 a 150 dólares. Mais detalhes no site da XpanD.

14/abr/2010: Está tendo em Tokyo o evento Display 2010, e um dos destaques é o maior display 3D autoestereoscópico do mundo que está sendo apresentado pela Newsight Japan. Trata-se de um display de 70 polegadas com a tecnologia parallax barrier com 8 posiçoes de visualização.

15/abr/2010: A Sony Pictures anunciou o lançamento do seu primeiro Blu-ray 3D a ser comercializado em 1º de junho na Alemanha, trata-se do desenho animado de um best seller, Cloudy with a chance of Meatballs (Tá chovendo Hamburguer). Apesar de fabricantes como a Panasonic (Ice Age 3 e Go to dream - Ryo Ishikawa), Samsung (Monster x Aliens) e da própria Sony (Cloudy with a chance of Meatballs e Deep Sea), prometerem Blu-ray 3D de brinde para quem comprar os seus equipamentos 3D, este é o primeiro título anunciado para venda.

22/abr/2010: A Fujifilm colocará no mercado japonês, a partir do dia 27 agora, o HDP-L1, que através dele é possível assistir o vídeo 3D gravado em câmera digital 3D, Fine Pix REAL 3DW1 (Veja em Câmera fotográfica), em HDTV 3D. Colocando a memória flash SD/SDHC com a gravação, em HDP-L1, a imagem será convertida para o formato side by side, e disponibilizada na saída HDMI conectada em TV. Também pode ser conectado ao PC através da porta USB. Aceita qualquer foto em formato Multi Picture (.MPO) e vídeo 3D-AVI (.AVI). Momento oportuno, pois HDTV 3D e Blu-ray 3D, da série 3D Viera da Panasonic já começaram a ser vendidos, antes do anunciado (veja acima). Apesar de não ter definido o preço tabela, espera-se que seja vendido em torno de ¥4.000 (USB$ 43.00).

27/abr/2010: A Toshiba Mobile Display anuncia o desenvolvimento de display 3D autoestereoscópica de alta definição, com a tecnologia Integral Imaging System ("light field" display) de 21" com a resolução de 1200x800. Tem 9 posições de visão e zona de visão de 15°, com o método paralaxe integral, que apresenta menos fadiga visual. Para não reduzir a resolução com o aumento na posição de visão, utilizou a tecnologia LTPS (low-temperatue poly-silicon). Será apresentado em SID2010 que será realizado entre 25 a 27 de maio em Seattle, EUA. Veja em Toshiba MD.

30/abr/2010: Por causa de muitas dúvidas e perguntas relacionadas a 3D, a online shopping Amazon, resolve colocar uma coleção de 10 vídeos curtos para tirar a dúvida de seus clientes. Confira no site da Amazon.

7/mai/2010: A Panasonic no seu planejamento GT12 (Green Transformation 2012), espera aumentar a venda global de televisores de 15.800.000 unidades de 2009 para 30 milhões em 2012, com redução de custo e marketing agressivo, e que a participação dos países emergentes seja de 11 milhões. Com "3D=Panasonic", objetiva que 70% da venda seja de TV 3D.

12/mai/2010: A Sharp desenvolveu um módulo de câmera 3D para ser integrado em portáteis como celular. Utilizando uma tecnologia que retira imagem do sensor em alta velocidade, tem uma resolução de 1280x720p. Começa a expedir amostras a partir de julho e a produção em série deve iniciar ainda este ano. Veja mais detalhes em Press Release da Sharp.

26/mai/2010: De acordo com as fontes do 3DHollywood.net, em novembro estará disponível o filme Avatar em Blu-ray 3D, mas por um período será somente para quem adquirir os equipamentos 3D da Panasonic. O mesmo deverá acontecer com Alice in Wonderland (Alice no País das Maravilhas) também na versão Blu-ray 3D, pois um acordo entre Disney e Sony Electronics está sendo fechado para disponibilizar neste outono, para os que comprarem equipamentos 3D da Sony. Nenhuma das notícias foram confirmadas ainda. Estes acordos que vem ocorrendo, dá para entender que é para forçar a venda de equipamentos, mas alegam que o sucesso do 3D depende muito da qualidade do conteúdo 3D a ser apresentada, justificando a venda casada. Se o conteúdo for qualquer e de péssima qualidade poderá se tornar um desastre. Será que esta estratégia terá um final feliz?

10/jun/2010: A Panasonic anunciou que estará aceitando pedidos, a partir de 1º de julho, para displays profissionais de 4K2K de 152" (veja em atualizações do 4K2K), e de Full HD modelos TH-103VX200 de 103" e TH-85VX200 de 85". Todos de plasma com contraste nativo de 5.000.000:1 com novo PDP, prontos para imagens 3D frame sequential de óculos 3D ativo. A expectativa de preço para TH-103VX200 é de  ¥7.500.000 (US$81,500.00) e no TH-85VX200 de ¥5.000.000 (US$54,300.00). A camcorder profissional 3D, AG-3DA1, estará sendo comercializado a partir de agosto a ¥2.200.000 (US$23,900.00), e informaram que já tem mais de 300 pedidos confirmados.

23/jun/2010: A Monster anuncia o primeiro óculos 3D universal, Monster Vision Max 3D. O seu exclusivo sistema de óculos 3D ativo, com obturador por RF (Radio Frequência), diferente de IR (Infra Red - Infra Vermelho) como outros, afirma que funciona com todas as marcas de HDTV 3D Ready. Início da sua comercialização está prevista para setembro a preço de US$ 249.95 o kit (transmissor + óculos) e óculos adicionais por US$ 169.95/par. Detalhes no press release da Monster [PDF].

23/jun/2010: A Christie apresenta o seu mais avançado projetor de imagens 3D + VR (Virtual Reality) da série Mirage, Christie Mirage WU7K-M, de 3 chip DLP 3D estereoscópica, 10Kg mais leve do que os anteriores da série. Resolução Full WUXGA (1.920 x 1.200), 6.300 ANSI Lumens,  contraste de 10.000:1, 2 lâmpadas de mercúrio de 200W, tem entrada dual 3D, aceita refresh rate de até 120Hz e também conteúdo com frame rate dobrado. Preço em torno de ¥6.600.000 (US$71,000.00). Está sendo apresentado na IVR (Industrial Virtual Reality) Expo 2010 em Tóquio. Mais detalhes do produto no site da Christie Japan.

01/jul/2010: A Warner Home Video do Japão anunciou o lançamento do filme タイタンの戦い - Clash of the Titans (Fúria de Titãs), na versão Blu-ray 3D em 6 de outubro, a preço de ¥4.980 (US$55.00) um combo com BD3D+BD2D. Na campanha promocional da Sharp, este mesmo filme em 3D será entregue para os primeiros 50mil compradores de HDTV Aquos Quattron 3D linha LV3 e mais 50mil para os compradores do Blu-ray 3D Player, BD-HDW700 ou BD-HDW70, que serão comercializados no Japão a partir de 30 de julho, ou seja, quem comprar logo receberá bem antes do lançamento. Existem comentários de que este filme na versão 3D poderá ser lançado nos EUA no final de julho ou no início de agosto.

21/jul/2010: A Panasonic anuncia o lançamento de 2 modelos de HDTV 3D de plasma, 3D Viera, com HDD interno de 500GB e drive Blu-ray 3D, para início de comercialização a partir de 27 de agosto, no Japão. TV Full HD de tela Full Black Panel com contraste nativo de 5.000.000:1. Acesso por internet a Skype, YouTube, acTVila e outros. Por ter 2 sintonizadores, é possível fazer 2 gravações simultâneas de alta definição no HDD e depois copiar em Blu-ray Disc. O modelo de 46" (TH-P46RT2B) tem expectativa de preço em torno de ¥440.000 (US$ 4,800.00) e o de 42" (TH-P42RT2B), em torno de ¥390.000 (US$ 4,300.00). Anuncia também que todos os modelos a partir de 42" serão 3D ou 3D Ready. Serão lançados os novos modelos de óculos 3D em tamanhos S (pequeno), M (médio) e L (grande), que deverá custar em torno de ¥13.000 (US$ 140.00) cada. Foi apresentada a nova garota propaganda, Christel Takigawa, apresentadora de TV free-lancer. Detalhes do produto no site japonês da Panasonic



Continuação em Novidades 3D - parte 2

Veja também:
Imagens 3D
Imagens 3D Estereoscópicas
HDTV 3D

8 de fevereiro de 2010

Transferência de imagem e som HD

Hoje, com a exceção do som no estágio de amplificação e de reprodução em caixas acústicas ou fones de ouvido, tanto o som como a imagem encontram-se totalmente digitalizados. Devido a esta digitalização, ocorreu a ploriferação de aparelhos multimídias, e a transferência destes dados (áudio e vídeo), vem ocorrendo através de meios existentes para informática, seja ponto a ponto ou em rede, com e sem fios. Com a imagem e som de alta definição e agora com Imagens 3D e 4K2K, a taxa de transferência vem aumentando a cada dia, e começam a surgir novos padrões de conexões com fios (wired) ou sem fios (wireless), mais específicos para atender também a necessidade de áudio e vídeo de alta definição.

Atualmente, como alguns exemplos de conexões utilizados temos, o cabo USB 2.0 (480Mbps) e o novo USB 3.0 (5Gbps), a rede local (LAN - Local Area Network) Ethernet 100BaseT (pode ir até 10GBase). Para wireless temos, Bluetooth (24Mbps), Wi-Fi (Wireless Fidelity) de até 54 Mbps e UWB (Ultra Wide Band) de 320Mbps, esperando chegar a 480Mbps. Os produtos com certificados da DLNA (Digital Living Network Alliance), conseguem aproveitar as redes já existentes como Wi-Fi e Ethernet.

Existem também as que utilizam os fios da rede elétrica através da tomada de força, para fazer uma rede de equipamentos, como HomePlug e PLC (Power Line Communication). Bem prático porque não necessita de nenhuma instalação de cabos. No Japão (PLC-J) começou a ficar popular desde que foi autorizada a utilização de frequências entre 2 a 30MHz na rede elétrica em outubro de 2006, e com isso conseguiu uma taxa de transferência de até 210Mbps, possibilitando conexões entre aparelhos de multimídias de alta definição.

Conexões para multimídias HD

A grande preocupação das produtoras é com relação às cópias não autorizadas, exigindo que tenham a segurança neste aspecto. Normalmente no wireless utilizam o bitstream sem compressão (uncompressed). Precisam estar de acordo com o HDCP 2.0 (High-bandwidth Digital Content Protection revision 2.0) e devem suportar DeepColor, Imagens 3D e 4K2K.

HDMI:
Hoje o principal meio de conexão homologado para multimídias de alta definição é o cabo HDMI, que está na versão 1.4, e suporta Ethernet. Pode chegar a taxa de transferência de 10.2Gbps e dependendo da qualidade do cabo utilizado, pode atingir a uma distância de 10m sem necessidade de amplificador de sinais (Booster) ou cabo ativo. Espera-se para breve, anúncio de especificações complementares (para imagens 3D) da versão 1.4a.


HDBaseT:
Uma tecnologia da Valens Semiconductors de Israel e aliança das LG, Samsung e Sony Pictures. Segue a mesma topologia da rede local Ethernet 100BaseT, utilizando cabos Categoria 5e/6 com conectores RJ45, mantendo a mesma distância máxima de 100m do Hub ou Switch. Está prevista uma taxa de transferência de 8Gbps, mas espera chegar a 10.2Gbps. É para a conexão de todas as multimídias HD como, HDTV, projetor, AV Receiver, etc. distribuídas pela casa.

WirelessHD:
Uma tecnologia da Broadcom, Panasonic, Sony, Toshiba, Samsung, LG, Intel, Philips, etc. É para conexão por bitstream sem compressão, de áudio e vídeo de alta definição com a HDTV. Uma rede wireless que utiliza a frequência de 60GHz de baixa potência, liberada em muitos países. Possui escalabilidade e pode fazer conexões de portáteis como celular, notebook, etc, numa taxa de transferência de 1Gbps. Para multimídias de alta definição tem a taxa de 10 a 28Gbps em até 10m. É cooperativa com tecnologias de rede com fios.

WHDI (Wireless Home Digital Interface):
Tecnologia da Amimon com Hitachi, Motorola, Samsung, LG, Sharp, Sony, etc. Utiliza a frequência de 5GHz que é livre, e consegue uma taxa de 3Gbps até a uma distância de 30.5m. Também é por bitstream sem compressão por causa da segurança.

WiGig (Wireless Gigabit):
Ainda em elaboração, é composta pelas Atheros Communication, Broadcom, Dell, Intel, Samsung, LG, Microsoft, Panasonic, Toshiba, NEC, Nokia, etc. Utilizará a frequência de 60GHz, e inicialmente deverá ter a taxa de transferência de 7Gbps, e uma distância máxima de pelo menos 10m.


TransferJet:
Desenvolvida pela Sony e uma aliança pelas Canon, Panasonic, Casio, Kodak, Hitachi, JVC, Nikon, Olympus, Pioneer, Samsung, Epson, Toshiba, NEC, etc. É uma tecnologia wireless de transferência de dados de toque (aproximação), entre dois produtos eletrônicos (ponto a ponto). O princípio de operação é o mesmo utilizado nos passes eletrônicos para trens, ônibus e outros pagamentos e acessos.

Utiliza a frequência de 4.48GHz, transferindo dados num pico de 560Mbps e efetivo de 375Mbps numa distância máxima de alguns centímetros (±3cm). Operação bastante simples, onde a transferência inicia automaticamente após o toque de 2 dispositivos. Por ser de curtíssima distância, minimiza o risco de roubo de dados, simplificando a transferência sem necessidade de grandes controles e criptografias para segurança. Poucas camadas e baixo consumo de energia. Podem ser especificados e restringir os dispositivos a serem conectados.


A Sony está lançando câmeras digitais DSC-HX5 e DSC-TX7, que com a utilização do Memory Stick com TransferJet (será uma forma de vender Memory Stick?, mas eles decidiram que todos os aparelhos novos, também vão aceitar cartões de memória da linha SD, finalmente!), poderá efetuar a transferência de dados por esta tecnologia.

Nota: Com a exceção do HDMI, todas as outras tecnologias são recentes e algumas até em elaboração, por isso podem mudar as suas especificações a qualquer momento. Aliás, toda tecnologia atual também. De qualquer forma já dá para perceber como a internet tem a conexão lenta, principalmente aqui no Brasil onde a banda não é nada larga. Imagine fazer download de imagens HD. Lembrando que o Blu-ray Disc pode chegar a 54Mbps (média de 20Mbps) e sem a compressão, o vídeo do 4K2K chega a 10Gbps.

UHDTV (Ultra High Definition TV): Denominado como SHV (Super Hi-Vision) pela NHK (Nippon Hoso Kyokai) japonesa que vem desenvolvendo este projeto com a imagem na resolução de 7680x4320 e pretende iniciar transmissões experimentais a partir de 2015 e oficial a partir de 2025. Cada imagem (frame) tem a resolução maior do que 33Mpixels e o áudio previsto é de 22.2 canais, sendo 9 superiores, 10 intermediários (altura do ouvido), 3 inferiores e 2 subwoofers. Sem a compressão, o vídeo tem a taxa de 24Gbps e o áudio de 28Mbps. Com o codec MPEG-4 AVC/H.264 conseguiu uma compressão para 118Mbps no vídeo. Se de fato será uma realidade, por enquanto é difícil afirmar (apesar de existirem algumas emissoras internacionais interessadas), de qualquer forma, como primeiro passo, eles pretendem iniciar a transmissão de imagens 4K2K (3840x2160), a partir do segundo semestre de 2011. Vamos aguardar. Confira no NHK Digital.

Veja mais detalhes em UHDTV, 8K4K ou SHV.

Miliondas: Com este contínuo aumento de volume e de velocidade, começam a surgir algumas dificuldades nos projetos de aparelhos HD ou UHD, inclusive relacionadas com as placas de circuitos impressos. A Sony anunciou o desenvolvimento da nova tecnologia de transmissão sem fio, de alta velocidade, no interior de aparelhos, utilizando miliondas ou ondas milimétricas. Estas ondas são conhecidas como frequências extremamente altas (EHF - Extremely High Frequency), situadas entre 30 a 300GHz (1 a 10mm de comprimento de onda, lembrando que este comprimento refere-se a distância percorrida por uma onda para fazer 1 ciclo, propagando na velocidade da luz). Utilizando uma antena de 1mm, na potência de 70mW conseguiu transmitir dados em 11Gbps numa distância de 14mm, mas esta distância dizem que pode chegar a 50mm. Esta tecnologia acreditam que irá contribuir na facilidade dos projetos e consequente redução nos custos de aparelhos.

Atualizações

22/jun/2010: Com a mesma tecnologia da Eye-Fi, a Toshiba criará o forum para cartão de memória tipo SD com capacidade para comunicação Wi-Fi, com a participação da Trek 2000 International Ltd. da Singapura, no próximo dia 29. Apresentando inicialmente a memória SDHC com capacidade para 8GB, que aceita imagens nos formatos JPEG e RAW, que podem ser transferidas diretamente para PC ou outro aparelho com o mesmo tipo de memória. Seguirá o padrão IEEE802.11b/g de rede sem fio. Detalhes no press release da Toshiba.

Veja também:
Cabos para áudio e vídeo
Imagem de alta definição
Tecnologias de display HD 

1 de fevereiro de 2010

HDTV 3D

Depois de TV a cores e HDTV, este ano a indústria eletrônica resolveu colocar no mercado, TV com a imagem tridimensional (TV 3D). Sem a definição do padrão para a transmissão da TV aberta e a necessidade de altos investimentos, partiram para apostar na TV por assinatura e BD Player, para poder vender os televisores. No caso do Blu-ray 3D os fabricantes não esperam muitos títulos à disposição (alguns estimam no máximo de 100 títulos em 2010). Apesar do ritmo acelerado da indústria cinematográfica à produção de filmes na versão 3D, ainda não são representativas. Outra alternativa de atração para os consumidores seria o conversor de imagens 2D para 3D, mas como a imagem resultante não é a mesma de uma produção original em 3D, o tiro pode sair pela culatra, por isso só poderá ser oferecido como um atrativo a mais.

De qualquer forma, para TV 3D não se tornar um fracasso, é necessário que exista o máximo possível de materiais com conteúdos em 3D, e de qualidade, por isso os grandes fabricantes partiram para acordo, cooperação, associação, com diversas produtoras de filmes, integradoras, operadoras e emissoras para ajudar a gerar conteúdos suficientes para atrair os consumidores. Para produzir a melhor tecnologia de imagens 3D e menos cansativa, estão fazendo acordos com empresas que detêm tecnologias 3D de distribuição como a RealD, DDD (Dynamic Digital Depth), TDVision, etc. É necessário que existam canais 24/7 em 3D, ou seja, 24 horas por dia nos 7 dias da semana, para se tornarem um bom atrativo aos consumidores. Veja mais em Expectativa para 2010 e CES 2010.

Tecnologias
As tecnologias ainda não estão bem claras, e poderão sofrer muitas mudanças no decorrer do tempo, por isso criarei uma página só para atualizações do que vier a ocorrer no mercado mundial em 3D. Apesar de tudo apresentarei alguma ideia do que está ocorrendo.

Registros 3D

A técnica que será utilizada obviamente é a estereoscópica (no futuro deverá ser volumétrica e depois holográfica ?). Esta técnica pode ter registros de imagens (esquerda e direita) para armazenamento, transmissão ou apresentação no display em seguintes formatos:

Left and Right Independent (Esquerda e direita independentes): Cada imagem Full HD ficam independentes. Está prevista no codec MPEG-2 e H.264/MPEG-4 AVC extensão MVC (Multiview Video Coding), com codificação no volume de 1.5 a 2 vezes o 2D.

Side by Side (Lado a lado): As imagens são colocadas lado a lado e com a compressão na horizontal para a metade, ou seja, cada imagem terá a resolução de 960x1080. Haverá perda na qualidade da imagem. A grande vantagem é que a nova imagem composta será de 1920x1080 e portanto não haverá mudança no atual sistema 2D, é só fazer a descompressão e separar as imagens no display.

Frame or field Sequential (Quadro ou campo sequencial): Cada imagem de Full HD será colocada na sequência alternada (Alternate Frame Sequencing).

Above Below (Acima abaixo): Também conhecido como Top-and-Bottom. As imagens ficam em cima e embaixo. Cada imagem na vertical fica com a resolução pela metade (1920x540).

Line by Line (Linha a linha): Uma imagem está nas linhas ímpares e a outra nas linhas pares (entrelaçadas). A resolução cai para a metade na vertical (1920x540).

Checkerboard (Tabuleiro de xadrez): Também conhecido como Dot by Dot. Cada imagem estará alternadamente tanto na horizontal como na vertical, reduzindo a resolução para metade.

Displays 3D

Para entender melhor as tecnologias abaixo, veja Imagens 3D Estereoscópicas.

Frame Sequential:
Na CES 2010, praticamente todos os TVs 3D apresentados são da tecnologia Alternate Frame Sequencing, utilizando óculos ativos de lentes com obturador de cristal líquido (3D Active Glasses - termo oficial do CEA), que normalmente é transparente, mas fica opaca quando é aplicada uma voltagem.

Por causa do quadro alternado (Alternate Frame) o display precisa ter no mínimo refresh rate (taxa de atualização da tela) de 120Hz. A grande maioria dos HDTVs já possuem este refresh rate ou até maior.
Terá um custo bastante representativo nos óculos, pois uma família normalmente é composta em média por 4 pessoas e cada uma precisa ter o seu óculos (a expectativa é de que deverá custar inicialmente em torno de US$ 200.00 cada). Os fabricantes (Sony, Panasonic, JVC, Samsung, Toshiba e também a DirecTV) terão óculos desenvolvidos em conjunto com a RealD, que utilizará um emissor de sincronismo de imagens para os óculos, através de onda infravermelha (IR - Infra Red), integrado ou externo ao display. Os displays que precisam acoplar o emissor externo (3D TV Ready), têm o conector 3D sync (mini DIN com 3 pinos). A XpanD colocou no mercado, óculos 3D ativo modelo X103 , com emissor Bluetooth.

Polarized:
Muitas empresas, principalmente da Coreia do Sul (Hyundai e Samsung) vem desenvolvendo há tempo, displays na tecnologia de polarização circular de luz utilizada na maioria dos cinemas (RealD), pois consideram a melhor, e também os óculos são passivos e bem baratos. Mas a aplicação desta tecnologia no display é bem complicada, utilizando a tecnologia Xpol da empresa japonesa Arisawa (Xpol Stereoscopic 3D é um dispositivo óptico com micropolarizadores que é colocado na tela do display), a imagem é produzida Line by Line (veja acima) e por isso acaba reduzindo a resolução vertical pela metade , portanto para se ter uma imagem 3D Full HD é necessário que haja o dobro da resolução na vertical. A JVC foi uma das poucas empresas que apresentou display nesta tecnologia Xpol na CES 2010.

Outra tecnologia é a da empresa Redrover da Coreia do Sul, que utiliza 2 conjuntos de display LCD visualizadas com óculos de polarização linear, as imagens sobrepostas através de um espelho semirreflexivo (half mirror). É para aplicação mais profissional, pois mantém a resolução Full HD, mas por causa do segundo LCD e espelho, acaba ficando caro, pesado e volumoso (profundo). Veja na ilustração, o modelo SDM-400W de 40 polegadas Full HD.

Autostereoscopic:
Este display com Lente Lenticular ou Parallax Barrier que não necessita do incômodo óculos, está ainda em evolução e deverá ser a próxima geração do HDTV 3D (?). A Philips já apresentou o seu WOWvx 3D para aplicação profissional, e espera colocar no mercado consumidor HDTV 3D autoestereoscópico em 2011. O display Miracube C190x da empresa Pavonine da Coreia do Sul, utiliza a tecnologia Parallax Barrier. A Toshiba (Lenticular Display), Hitachi (Full Parallax 3D Display) e outras empresas vem desenvolvendo a tecnologia autoestereoscópica.

Transmissão de TV 3D

A transmissão da TV 3D precisa ser backward compatible, ou seja, compatível com a atual transmissão digital HD 2D.
O canal aberto BS11 por satélite do Japão, que tem como principais sócios, grande rede de lojas eletroeletrônicos BIC Camera e Sofmap e também o Jornal Mainichi, vem transmitindo programações 3D gratuitos desde 01/dez/2007 (diz que é a primeira emissora do mundo), na tecnologia Side by Side. Como pode ver acima, este formato, apesar de reduzir a qualidade da imagem, é totalmente compatível com a transmissão HD 2D. A SkyPerfect HD também do Japão, anunciou que a partir do meado deste ano iniciará a transmissão gradativa em 3D no formato Side by Side, o mesmo optado pelas BSkyB (Britsh Sky Broadcasting) e DirecTV.


HDTV 3D

Dizem que o primeiro 3D HDTV Ready foi lançado pela Samsung em abril de 2007, utilizando a tecnologia Xpol de polarização circular de luz.
Como inicialmente as transmissões serão através da TV por assinatura, e afirmam que é possível utilizar o mesmo STB HD (Set Top Box de alta definição), espera-se que os HDTVs 3D deverão ter pelo menos o decodificador da imagem Side by Side e também da Frame Sequential. De qualquer forma a tendência dos televisores é ter processadores bastante poderosos e firmware atualizáveis, pode-se esperar até alguns televisores com um conversor de imagens 2D para 3D integrado (o que se espera no Blu-ray 3D Player). O HDTV 3D precisa ter também o refresh rate de pelo menos 120Hz e o conector HDMI na versão 1.4.

Assista o vídeo bem interessante da Panasonic que dará uma boa idéia, apesar de ser em inglês. 

Últimas

A Sony Europa, BSkyB e Telegenic estão trabalhando em conjunto para produzir a primeira unidade transmissora móvel em 3D para iniciar a transmissão ao vivo em 3D a partir de abril deste ano. Dentro da unidade terão câmeras portáteis HD multiformato da Sony, HDC-1500R, e vários outros equipamentos de última geração.

A Samsung será a primeira empresa do mundo a iniciar a produção em série de painéis 3D LCD, inclusive com backlight de LED. Também irá produzir em série HDTV 3D de 40, 46 e 55 polegadas da tecnologia Frame Sequential para óculos 3D ativo, que terão refresh rate de 240Hz, e para reduzir a interferência entre as imagens, reduziu o tempo de resposta dos painéis em 20%, ou seja, para menos de 4 milisegundos.

A Panasonic colocou o serviço do recém equipado com as últimas tecnologias 3D, o Blu-ray 3D Advanced Authoring Center do seu PHL (Panasonic Hollywood Laboratory), à disposição dos produtores de filmes 3D, para que já nesta primavera (outono no Brasil), seja colocado no mercado, os primeiros filmes em Blu-ray 3D.

Atualizações

9/fev/2010: A Panasonic anunciou a comercialização no Japão, a partir de 23 de abril, 2 modelos de HDTV 3D Full HD, 3D Viera de Plasma, série VT2 de 50 pol. (TH-P50VT2) e de 54 pol. (TH-P54VT2), que vem acompanhado de 1 óculos 3D TY-EW3D10W de 63g. Com a utilização do novo PDP, Full Black Panel, tem um contraste nativo de 5.000.000:1 e eliminou o problema de crosstalk (sobreposição de imagens). Além de todas as tecnologias atuais dos HDTVs japoneses, como x.v.Color e DeepColor, 1080/24p, conectores HDMI 1.4, USB e memórias flash SDXC/SDHC/SD, etc., consegue acessar YouTube e fazer dupla sintonia. O preço, apesar de estar em aberto, espera-se para TH-P50VT2 ¥430.000 (US$ 4,700.00) e para TH-P54VT2 ¥530.000 (US$ 5,800.00). Em óculos adicionais ¥10.000 (US$ 110.00).

03/jan/2011: A LG apresentará na International CES 2011, que iniciará no próximo dia 6 em Las Vegas, LW6500 da série CINEMA 3D TV. É uma HDTV 3D da tecnologia de polarização de luz e portanto utiliza óculos 3D passivo. Utiliza o painel FPR (Film-Type Patterned Retarder), que otimiza a separação de imagens da esquerda e da direita, ficando livre de blur (borrão). Por utilizar óculos passivo, está livre de flicker, bem leve pesando 16g (não tem bateria e nem circuito eletrônico), menor fadiga de olhos e tem custo extremamente baixo. O início da comercialização deverá começar logo após o anúncio (inclusive do preço) na CES. Apresentará também a maior Full LED 3D TV de 72 ", modelo LZ9700. Press release da LG.

5/jan/2011: Depois de iniciar a comercialização de Glasses-less 3D REGZA de 20" e 12" no Japão (veja em Novidades 3D - parte 2), a Toshiba anuncia TV 3D autoestereoscópica (sem óculos), em modelos acima de 40", utilizando painel 4K2K e compatível com imagens 2D. Na CES 2011 apresentará protótipos de 56" e 65" (na ilustração o modelo de 56"). É da tecnologia Integral Imaging usando lente lenticular e processador de imagem CEVO Engine. Não anunciam a definição da imagem 3D, mas afirmam que terá boa imagem HD, e no caso da imagem 2D poderá ter a definição de 4K2K. Início da comercialização deverá ser dentro deste ano no Japão e nos EUA, mas o preço ainda não foi definido, pois estão avaliando até quanto conseguirá reduzir o custo do painel.

03/set/2011: A Toshiba anunciou em IFA 2011, Alemanha, lançamento de HDTV 3D autoestereoscópica (Glasses Less 3D) de 55 polegadas, modelo 55ZL2, que utiliza um painel 4K2K (3840x2160). Através de lente lenticular, a imagem 3D é Full HD e em 2D de 4K2K. Existem 9 ângulos de visualização. Possui uma minicâmera embutida para fazer localização dos expectadores (Face tracking) e ajustar a imagem. O início da comercialização na Europa deverá ser a partir de dezembro com expectativa de preço em torno de €8.000. No Japão também deverá iniciar a comercialização este ano.

Acompanhe Novidades 3D.